sexta-feira, 30 de março de 2012

Eu Sou o Deus de Abrão, Isaque e Jacó !!! ( Ex: 3:3-6 )

3- E disse Moisés: Agora me virarei para lá e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima.

4- E, vendo o SENHOR que se virava para lá a ver, bradou Deus a ele do meio da sarça e disse: Moisés! Moisés! E ele disse: Eis-me aqui.

5- E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos dos teus pés; porque o lugar que tu estás é santo.

6- Disse mais: EU SOU O DEUS de teu pai, o DEUS de Abraão, o DEUS de Isaque e o DEUS de Jacó.  ( Ex: 3:3-6 )


                                                    INTRODUÇÃO

Enquanto Moisés apascentava o rebanho de seu sogro Jetro, no deserto de Midiã, o Anjo do Senhor lhe apareceu em forma de sarça ardendo em fogo, disse-lhe: " Eu Sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó". ( Ex.:3:16 a )

                                  Mas, o que significa a Sarça e o Fogo?

A Sarça sem nenhum valor biológico ou comercial, simboliza o homem.  ( Moisés)
O Fogo, com os seus elementos químicos e valorosos, é o símbolo do Deus vivo. Assim, Deus estava ensinando a Moisés; que doravante todo o bem e acontecimento em sua vida,era o grande EU SOU . Portanto, tenha reverência a mim porque o fogo é sobre a sarça, e não a sarça sobre o fogo. O ato de tirar as sandalhas,era um sinal de reverência, assim Deus estava dizendo: Tenha reverência a Mim porque Eu Sou Santo, se fosse hoje aqui no Brasil  Ele Dizia: Tire o Chapéu da Cabeça, aqui tirar o chapéu é reverência. " A Glória é sempre de Deus e não do homem."


                                  Eu Sou o Deus de Abrão!  ( O Deus da Fé )

Quando Deus disse: Eu Sou o Deus de Abraão, Ele estava dizendo: " Eu Sou o Deus da Fé." Abraão só tornou-se pai da fé, quando atendeu o chamado de Deus, saindo da sua terra ( Ur dos Caldeus ) sem nenhuma rota geográfica, para uma terra desconhecida; confiando apenas na palavra de Deus pela fé.  ( Hb.11:8 )

                               
                                     Por que Deus disse isto a Moisés?

Moisés tinha uma árdua tarefa; tirar o povo de Deus do Egito, e levar a terra de Canaã.Uma verdadeira odisseia no deserto que durou 40 anos, enfrentando adversidades como: fome, frio, pestes, e as constantes murmurações do povo. Assim para ser vencedor, era preciso ter muita fé. Moisés poderia vencer, pela força, pela sabedoria ou pelo poder, mas, nunca sem fé. " Sem fé é impossível agradar a Deus."  ( Hb. 11:6 )
                                


                           Eu Sou o Deus de Isaque!  ( O Deus do Impossível )


O nascimento de Isaque, foi um grande milagre proveniente de uma promessa de Deus a Abraão. Por serem velhos ( Ele, quase cem anos, ela, oitenta anos ) riram da promessa de Deus, pois achavam impossível gerar um filho na velhice. Ai disse Deus: " Haveria alguma coisa impossível ao Senhor ?"  ( Gn. 17:17; 18:9-14 )
Portanto quando Deus disse: " Eu Sou o Deus de Isaque", Ele estava dizendo: "Eu Sou o Deus do impossível."Assim, diante do mar vermelho, da rocha de Meribá, das águas de Mara, e de outras dificuldades no deserto, só o Deus do impossível os faria vencedores. ( As coisas fáceis, Deus espera que você faça, as difíceis Deus ajuda  a fazer, mas as impossíveis, só Ele resolve.)

                        Eu Sou o Deus de Jacó!  ( o Deus da Transformação )

O nome Jacó já diz tudo - Suplantador, enganador, esse era o caráter do filho de Isaque, até ser transformado por Deus, no vale de Jaboque, quando lutou com um Ser Divino e prevaleceu; ali o seu nome foi mudado de: Jacó ( enganador ) para: Israel ( aquele que lutou com Deus e teve vitória ).   ( Gn. 32:22-30 ) 
Moisés precisava ser transformado, haja visto o episódio de ( Ex. 2:11-14 ) quando fez justiça com as próprias mãos matando um egípcio em total defesa ao povo de Israel.Porém Deus, não precisava da sabedoria ou da força de Moisés, mas da sua obediência irrestrita. Lembrando-o que, ele seria sempre sarça ( homem ) e Deus, o fogo ( poder ). Assim o homem é sempre o canal a espera do poder maravilhoso de Deus.



                                              Que Deus Nos Abençoe !!!









 


34 comentários:

  1. Como sempre meu caro irmão, o Senhor tem lhe concedido um ernome talento para nos fazer enxergar o que muitas vezes está explicito, mas não conseguimos ver. Digo isto baseado em mim mesma, pois tenho melhorado muito o meu entendimento depois destes estudos. Agradeço a Deus por isto. Está muito bom! Prossiga.

    ResponderExcluir
  2. É tremendo essas passagens bíblicas..Sempre ouvia falar do Deus de Abraão, Isaque e Jacó e agora tenho o entendimento necessário para testemunhar as maravilhas que Deus fez e faz por todos que creem e praticam os seus mandamentos. Que Deus te abençoe e que continue a esclarecer a palavra dele.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Estou aprendendo. Na realidade, precisamos primeiramente estudar e entender o Antigo Testamento para então prosseguir com o Novo Testamento. O nosso futuro depende do nosso aprendizado de hoje, colhendo sabedoria e colocando-a em prática para alcançarmos a maturidade espiritual necessária à nossa evolução.

    ResponderExcluir
  4. Muito edificador! Glória ao Deus vivo, Pai de Jesus! amém.

    ResponderExcluir
  5. O melhor livro A Bíblia Sagrada. Deus fala com você
    "Os Dez mandamentos"

    ResponderExcluir
  6. Meus irmãos! Eu e minha familia estamos enfrentando um inimigo mentiroso e covarde, que por pura maldade que prejudicar minha família, e acreditem eu já percebi que a mão de DEUS já está causando confusão em suas mentiras, e assim protegendo minha família, de que forma, usando pessoas boas para nós ajudar! Acreditem em DEUS o amem, ele fala com você, ele está sempre está ao seu lado, ontem consegui provar ao meu filho de 15 anos que DEUS o ama, já tinha muito tempo que eu e meu filho não conversavamos e nos abraçávamos, e ontem eu tentando o evangelizar com o pouco que eu conheço da lei de DEUS, fui agraciado com uma cena lindo demais, meu filho veio ao meu encontro, choramos abraçados por quase 3 minutos, e naquele choro veio uma paz tão grande, eu disse ao meu filho, nesse momento o inimigo mentiroso vai se afastar de nossas vidas, porque DEUS acabou de chegar! E vamos honra-lo pra sempre.

    ResponderExcluir
  7. meu irmão meu nome é israel santana,um ex mendingo,não nasci pobre vivia bem ,mais no meu aniversário e batizado da minha irmá,uma mulher vizinha da minha mãe manda um prato de salgado,meu pai comeu e passou mal e com sete dia morreu e minha mãe viu na porta de casa um bonzor ritual de macuba,ele chutou e ficou doente mantal,eu tinha de pedir comida e pão palas ruas,só tinha um chorte só ,se vc que ouvir mim chama para da meeu testimunho,988328547 israel,,,

    ResponderExcluir
  8. eu procuro sempre aprender mais da biblia e esse foi mais um pois eu sempre me perguntava o porque sempre se repetia essas frases eu sou o deus de abraão isaque e jacó agra eu eu sei

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde!!!
    Bem como Deus nos dá a visão para nós enxergarmos, mas muitos tem a visão e não enxergam.

    ResponderExcluir
  10. Deus abençoe vc, que mensagem linda, pura e verdadeira.

    ResponderExcluir
  11. Apaz do Senhor, eu Sou de África País de Moçambique, Louvo a Deus que te dê mais Revelações na Palavra, Gostei muito desse conteúdo. Deus abençoe

    ResponderExcluir
  12. Muito lindo este Estudos
    Só a prendemos com as coisa de Deus
    Ficamos a bastesido com a palavra de Deus

    ResponderExcluir
  13. Mui excelente, Deus em Cristo, enriqueça mais e mais o seu saber, e que esse mesmo Deus não se esqueça de mim.

    ResponderExcluir
  14. Miito forte que Deus te cada dia mas mas sabedoria meu irmão uma bença na mão de Deus,

    ResponderExcluir
  15. Miito forte que Deus te cada dia mas mas sabedoria meu irmão uma bença na mão de Deus,

    ResponderExcluir
  16. Muito bom esse estudo da palavra que nos enriquece e edifica as nossas vidas que o Senhor continue te dando sabedoria e graça e te abençoe cada vez mais, parabéns

    ResponderExcluir
  17. É muito enriquecedor a palavra de Deus. Ela nos faz ver aquilo que esta oculto ao nossos olhos. Eu amo a palavra de Deus. Obrigada Jesus.

    ResponderExcluir
  18. Deus é o Pai o Filho e o Espírito Santo...3 em 1

    ResponderExcluir
  19. Deus seja louvado muito bom, quao grande é o poder de Deus muito edificante.

    ResponderExcluir
  20. Coisa de Deus essa explicação ajuda muito os que querem ter mais conhecimento

    ResponderExcluir
  21. Deus e maravilhoso não sou nada sem ele te amo senhor obrigada por tudo que o senhor me da e tão.pouco mereço

    ResponderExcluir
  22. Foi muito bom conhecer está página confesso que aprendi bastabte

    ResponderExcluir
  23. Deus me abençoa eu tenho fé que vou vencer as guerras

    ResponderExcluir
  24. Tremendo, o que eu tiro nessa passagem, sabe aqueles irmãos, dentro da igreja, que DEUS fala pros maís fortes carregar os mais fracos,sabe aquele crente domingueiro, sabe aquele crente que compra e não paga,pega emprestado e não devolve, pois é DEUS é DEUS dele também,e assim como transformou Jacó,pode transformar esse crente também, nós não sabemos da luta dele com o DEUS.foi o que essa lição falou comigo,e vou levar essa palavra para igreja,deu uma verdadeira pregação, obrigado e que o nosso bom DEUS lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  25. Eu gostei muito em aprender mais sobre a palavra de Deus

    ResponderExcluir
  26. Graça e paz irmão.. Deus abençoe sua vida.
    Vc tem sido um canal de benção ..gloria a Deus por isso...

    ResponderExcluir