47-E,ouvindo que era Jesus de Nazaré,começou a clamar e a dizer: Jesus Filho de Davi tem Misericórdia de Mim !
48-E muitos o repreendia, para que se calasse,mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi tem Misericórdia de Mim !
49-E Jesus parando, disse que o chamassem;e chamaram o cego,dizendo-lhe:Tem bom ânimo;levanta que Ele te chama.
50-E ele, lançando de si a sua capa,levantou-se e foi ter com Jesus.
51-E Jesus,falando, disse-lhe: que queres que te faças?E o cego lhe disse:Mestre,que eu tenha vista.
52-E Jesus lhe disse:Vai, a tua fé te salvou.e logo viu,e seguiu a Jesus pelo caminho.
COMENTÁRIO
Há muitas especulação quanto o entendimento deste texto, principalmente quando se trata da cidade de Jerico.Era apenas uma cidade, ou existiam duas? Jericó foi destruída e construída, ou construíram outra Jericó nova, perto da velha? E como entender a maldição lançada por Josué, sobre quem reconstruísse a cidade? (Js.6:26).
A JERICÓ DO V.TESTAMENTO E DO N. TESTAMENTO
A Jericó (Cidade das palmeiras ou fragrâncias) do v.test. foi destruída pelo poder de Deus através de Josué, seus muros (fortalezas) vieram abaixo apenas com os gritos do povo de Deus.(Js.6:20).500 anos depois, esta mesma cidade foi reconstruída por Hiel, e a maldição de Josué caiu sobre ele e seus dois filhos morreram (1º Rs.16:34)
A Jericó do N.test. foi construída por Herodes e estava localizada há cerca de 1,6 km. da antiga Jericó, e foi lá que se deu o episódio do Cego Bartimeu (filho de Timeu).
O CEGO BARTIMEU
Sem Identidade, era conhecido apenas por Bartimeu, (Filho de Timeu) tudo que sabemos dele, é que era cego, estava a beira do caminho, e mendigava. Porém este ilustre desconhecido, tinha muitas virtudes que nos deixou grandes lições, das quais fazemos uso agora.
1ª-OUVIR- na passagem de Jesus por Jericó, juntos com seus discípulos e uma grande multidão,Bartimeu "ouvindo que era Jesus de Nazaré" clamou.Que maravilha!! se não podia ver, podia OUVIR, dizem que o pior cego, é aquele que não quer OUVIR, era uma oportunidade impa, para o encontro com Cristo, o Mestre não estava ao alcance da sua visão, mas estava ao alcance dos seus ouvidos. " A fé vem pelo o ouvir, e ouvir pela a palavras de Deus" (Rm.10:17).
2ª- CLAMAR- Este homem não via a luz do dia, mas agora tinha chance de ver a LUZ do Mundo (Jo.8:12).Aí ele Clamou: "Jesus Filho de Davi..." a Bíblia diz: clama a Mim, e responder-te-ei e anunciar te-ei coisas grandes e firmes,que não sabes (Jr.33:3).
3ª- PERSISTIR-" E muitos o repreendiam para se calasse;mas ele cada vez mais clamava..."(Mc.10:48).]
Quando se começa a Clamar,vem as adversidades te fazer calar,, porém, quem persiste alcança vitória Lc.18: 4-5).
4ª- RENUNCIAR- "E ele,laçando de si a sua Capa..." Aquela Capa era para ele o seu bem maior, em tese era sua, Casa, sua cama, seu cobertor,e sua protetora: da chuva, do sereno, do frio, e da poeira. mas voluntariamente, trocou a sua velha Capa - proteção terrena - por uma Vida eterna com Cristo no Céu.
A PRENDENDO A CLAMAR COM BARTIMEU
E Bartimeu clamava dizendo: "Jesus Filho de Davi, tem Misericórdia de Mim", se ele não tinha visão, tinha muitas sabedoria, e conhecia bem a História dos Hebreus e as Escrituras.
1º- Ele clamou: "JESUS " (gr.Salvador) Ele apelou pelo lado divino de Cristo, sabia que Jesus tinha Autoridade Celeste e era o Salvador prometido,(Lc.2:9). Sabia que Jesus não se negar a ele, tinha dito: "Vinde a Mim, todos que estão cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei."(Mt.11:28)
2ª- "FILHO de DAVI " Agora ele apela para autoridade terrena de Jesus, Sabia que Jesus era o herdeiro legal do trono de Davi,(1º Cron.17: 11-14). e que como Rei tinha toda autoridade sobre: as enfermidades,
os demônios, e a morte.
3ª- "TEM MISERICÓRDIA DE MIM" Agora ele foi mais agudo, apelou para o Amor de Deus, pois tinha certeza que Jesus lhe ouviria, e pelo o seu grande e inefável Amor atenderia o seu Clamor,e assim foi.
"E disse Jesus: que queres que Eu te faças?e o cego disse lhe: Que eu Veja. E Jesus disse lhe: Vai a tua Fé te Salvou.." (Mc.10:51-52).
"Porque tudo que dantes foi escrito,para o nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das escrituras,tenhamos esperança" (Rm.15:4)
DEUS É FIEL
Obrigado caro irmao por esta palavra. Pois muitas vezes a gente le e passa por cima de muitos ensinamentos. Que o Senhor Deus te guie,te use sempre.
ResponderExcluirAmém pastor pelos seus estudos
ResponderExcluir