sábado, 9 de fevereiro de 2013

SAUL E A FEITICEIRA DE EN-DOR. (1ª Sm.28: 1-25)

6-E perguntou Saul ao SENHOR, porém o SENHOR não lhe respondeu, nem por sonhos,nem por Urim, nem por profetas
7-Então,disse Saul aos seus criados: Buscai-me uma mulher que tenha o espirito de feiticeira,para que eu vá a ela e a consulte, e os criados disseram: Eis que em En-Dor há uma mulher que tem o espirito de adivinhar.
8-E Saul se disfarçou e vestiu outras vestes,e  foi ter com a mulher a noite, e disse: Peço-te que me adivinhes pelo espirito de feiticeira, e me faças subir  a quem eu te disser.


        COMENTÁRIO

A  prática da adivinhação estava proibida por Deus: "...Não sereis agoureiros e nem adivinhos." (Lv.19:26)
"Não seja achado no meio de ti quem pratique adivinhação,nem prognosticador,  nem agoureiros, nem feiticeiros " (Dt. 18:-10-11) "Não vos virareis  para os adivinhadores, e encantadores; não os busqueis, contaminando-vos com eles" (Lv.19:31) "quando vos disserem: Consultai os que tem espíritos familiares os adivinhos, e os que chilreiam e murmuram entre os dentes;- não recorrerá  um povo ao  seu Deus?a favor dos vivos interrogar-se-ão os mortos?" (Is.8:19).
                              Era tristes condição de Saul, o ESPIRITO do SENHOR se havia se retirado dele,     (1º Sm.16:-14)  e novamente os Filisteus reuniram suas fôrças para lutar contra Israel , (1º Sm. 128-1) Israel estava cercado! Samuel, o profeta por quem o povo  consultava a Deus  falecera, há dois anos (1º Sm. 28-3) Davi o herói nacional  estava fora do pais, por causa da perseguição de Saul.(1º Sm.27-1-4)
e agora Saul, o que fazer..?  Aí ele buscou a Deus pelos trâmites legais -Sonhos, Urim e o Tumim , e os Profetas- (1º Sm.28:6) e não obteve  resposta Por está fora da vontade de Deus, e num gesto de desespero procurou a prática da feitiçaria que ele mesmo tinha proibido,(1º Sm.28:3-9)

SAUL FALOU MESMO COM SAMUEL???

" E disfarçou-se Saul e foi a casa da feiticeira,e disse: peço-te que me faça subir quem eu te disser,(1ºSm.28:8) e ela disse: a quem farei subir? E disse ele: faz-me subir a Samuel.(1º Sm.28:11) _ Obs: os feiticeiros procuram satisfazer os seus clientes com mentiras e fingimento-O próprio Samuel tinha se afastado de Saul, não quis mais vê-lo por sua desobediência a Deus (1º Sm.15:35). Será que o espirito de Samuel atenderia um pedido de Saul através de uma feiticeira ???                                                            

ENTENDENDO OS  FATOS 

Obs:-se Deus não respondeu  Saul pelos meios legais como: Sonhos,Urim e o Tumim, nem pelos Profetas, responderia por meio de uma feiticeira, prática que Ele mesmo abominava? (Lv.19:26 - Dt.18:10-11  -Lv.19:31 -Jr.27: 9-10 - Lv.20:27 -Is. 8: 9).

COM QUEM FALOU SAUL ???

Em primeiro lugar, devemos entender que a Bíblia conta o relato que diz a feiticeira. "A  mulher então disse: a quem te farei eu  subir?" E ele disse: a Samuel (1º Sm. 28:11) Obs, ela reconheceu a Saul, (1º Sm.28;:12 e com medo de Morrer e de Saul, ela diz: Por que me enganas, tu mesmo és Saul.(1º 28:12),então Saul promete  não matar  ela e diz:  O que vês?  Note que ela diz: vejo deuses (demônios) que sobem da terra.-Não podia ser o espirito de Samuel. Obs: Saul Não ver nada, apenas acredita  na Suposta Visão da Feiticeira Mentirosa-O diabo é o pai da mentira-(Jo.8:44). E Saul pergunta: como é a sua aparência? e ela mentindo diz: "Vem subindo um homem ancião vestido com uma capa" (1º Sm.28:14). Ela conhecia a Samuel, e descreveu a aparência dele para satisfazer ao rei Saul, mas antes ela tinha dito: "Vejo deuses" e Saul cego pelo pecado "entendeu, que era Samuel" (1º Sm.28:14), com base nas palavras da feiticeira. Ela mentiu para Saul com medo de Morrer, pois  a prática da feitiçaria estava terminantemente proibida, sob pena de morte, porem ela tendo um cliente com o próprio rei de Israel, não podia decepcionar e mesmo vendo deuses (demônios) que só ela via, disse que via um ser parecido com "Samuel" para agradar ao rei e se livrar dele, e conseguiu, _a mentira é a arma mais forte do diabo- Samuel já estava no seio de Abrão e Deus jamais permitiria ele sair de lá, para atender um  pedido de Saul, através de bruxaria.

CONCLUSÃO:

Acreditar que foi o espirito de Samuel, que falou com Saul, é tirar o poder de Deus, e divinizar a feitiçaria  (o diabo) se Deus não respondeu a Saul pelos tramites legais, como: o Sonhos, Urim, e os profetas,como responderia através da bruxaria que o próprio Deus abomina ? Mas Saul queria falar com Samuel a todo custo, mesmo que fosse um espirito de feitiçaria, aí o diabo lhe produziu "um samuel " - um samuel da feitiçaria-  Além do mais tudo que o espirito disse a Saul, Deus já havia  dito. Até a derrota de Israel pra os Filisteus estava prescrita  por conta da sua desobediência.

           " E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para creiam na mentira,para que sejam julgados todos os que não creram na verdade, antes tiveram prazer na iniquidade"( 2ª Tes. 2:10-12)
          

  Deus é Fiel...

2 comentários:

  1. A paz do senhor pr. gilmar : excelente comentário pois , o diabo é o pai da mentira e nunca se firmou na verdade .joão .8:44 . Deus continue o abençoando .

    ResponderExcluir
  2. Corretíssimo estudo, não deixa nenhuma dúvida : O espírito de Samuel não se manifestou para falar com o rei Saul. Foi obra do demônio. Porém é triste sabermos de Pastores que acreditam no espiritismo, e conduzem o povo de Deus ao erro.

    ResponderExcluir