quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

JESUS TEVE MEDO DA MORTE ??? (Mt. 26: 39)

E, indo um pouco adiante, prostou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, Se é Possível, Passa de Mim Este Cálice,Todavia,Não Seja Como Eu Quero,Mas Como Tu Queres. ( Mt.26:39 ).

INTRODUÇÃO

No final do Ministério de Jesus,e quando Ele já estava perto de consumar a Redenção no calvário, e proclamar a Salvação através do Seu Precioso Sangue  derramado na Cruz, e confirmar este ato com apenas duas palavras: ESTÁ CONSUMADO.
Passou pelo Getsêmani-Lugar de Azeite- Com a alma profundamente amargurada até a morte, orou dizendo: "...Meu Pai, Se é Possível, Passa de Mim Este Cálice,Todavia, Não Seja Como Eu Quero, Mas Como Tu Queres." ( Mt.26:39b )

COMENTÁRIO

Baseado neste versículo acima citado,alguns estudiosos da Bíblia, afirmam que, Jesus no momento da oração no jardim do Getsêmani, vislumbrou o calvário,a cruz,e os pregos. Ai, teve medo da morte. 

MAS O QUE DIZ A BÍBLIA ???

Bem..., a Bíblia não diz, nem que sim, nem que não!
porém é fato que, alguns textos bíblicos jogam luz neste assunto, e fazem-nos ver o que não vemos no texto do Getsêmani. ( Mt.26:39 )

OBSERVAÇÃO

1º- Começamos por lembrar que, há nas Escrituras Sagradas ( V.Test. e N.Test. ) cerca de 365 vezes a citação "NÃO TEMAS". Isto para fortalecer a Fé do povo de Deus em momentos de tribulações.
 - E JESUS TEMEU ???-

2º- O Apóstolo Paulo nos diz que: "Porque Deus não nos deu um Espírito de Temor,mas de Fortaleza,e Amor,e de Moderação." ( 2ª Tim.1:7 ) - Então... Se Jesus Temeu a Morte,Ele não teria recebido este Espírito.-

3º- Medite... Se Deus não aceitou os medrosos no exército de Gideão, num batalhão de 32.000 homens, Deus mandou voltar todos os medrosos, então voltaram 22.000 homens que tinham medo de morrer. ( Jz.7:3 ) - Se Deus não aceitou os medrosos no exército de Gideão, enviaria o seu próprio filho para consumar a Redenção sabendo que Ele temeria a morte ???

4º- Em Apocalipse 21:8 - Há uma lista daqueles que não entrarão no Reino do Céu. Mas irão para o lago que arde com fogo e enxofre. E o primeiro desta lista, "Pasmem.!!!..." São os medrosos. - Se Jesus Temeu a Morte Ele está incluso nesta lista???? -

5º- A morte em si, não Chegou a Jesus de surpresa assustando-lhe, ao contrário Ele Mesmo Deu A Sua Vida Por Amor Das Suas Ovelhas, ninguém tirou a sua vida, Ele mesmo a doou, para depois tornar a tomá-la.( Jo.10:17-18 )

6º- Como Jesus teve medo da morte, já que pela sua morte, aniquilou o diabo. E com isto livrou todos os que tinham medo da morte e estavam para sempre sujeitos a servidão -Medo- ( Hebreus-2:14-15)

7º- Mas como alguns dizem: Jesus era cem por cento homem , e cem por cento Deus. Como Deus não, mas como homem Ele temeu a morte.

8º- Jesus disse aos homens: " Não Temam os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes, Aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo." ( Mt.10:28 )

Medite....
Se Jesus ensinou aos homens - Simples Mortais - a não temerem a morte, a ser fortes nos dias de angústias e tribulações, sendo Ele  Deus e homem simultâneamente, teria Ele temido a morte ??? ( Obs.Luc. 12:4 )

CONCLUSÃO

Se Jesus temeu a morte como dizem alguns, Ele não praticou o que Ele mesmo ensinava..

                                                            AMÉM !!!!!!!!!!

47 comentários:

  1. É um grande paradoxo!Mas temendo Jesus, ou não, a morte, o que sei que ele a enfrentou por amor a nós. E isto o fez o maior dos homens.E como filho de Deus ressuscitou.É difícil pensar que como filho de Deus Jesus temeria a morte, sabendo que Ele veio a terra para este fim e que com a sua morte haveria a redenção. Mas...lembre-se que no Getsêmani, era o homem Jesus orando e sozinho.É... só me resta agradecer por Ele ter vencido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus ao meu ver, ele temeu porque quando o Espirito saiu dele quando ele tomou os pecados do mundo,ele sentiu angustiado e Deus enviou um anjo para conforta-lo porque naquele momento ele transformou em carnal na hora que tomou os pecados da humanidade, então Jesus jejuou 40 dias e 40 noite para que Deus não deixasse sozinho. Jesus teve o direito de sentir medo porque era carnal igualmente a nos para que as escrituras fosse cumprida.

      Excluir
    2. Jesus venceu a morte e tomou para si os nossos pecados, com medo ou não, as responsabilidades,que caiu sobre si era muito grande agradeço a Deus por te vencido a morte o grandioso Jesus.

      Excluir
    3. CREIO QUE JESUS NAO TEMEU A MORTE , ASSIM COMO TODO CRISTAO NAO TEME A MORTE MAIS SIM O PERCURSO ATE ELA .HOJE EU SEI QUE NAO TEMO A MORTE , MAIS SIM A VIDA POR QUE , MESMO SENDO NOS FILHOS DE DEUS TEMOS AFLIÇÕES E ANGUSTIAS ATE VOLTAR PARA CASA .ISSO DA MEDO SIM , A BIBLIA NAO FALA ESPECIFICAMENTE QUE NAO TERIAMOS MEDO , OU QUE NAO SERIAMOS SALVOS POR TER MEDO.ISSI É NORMAL TRR MEDO SO NAO DEVEMOS ALIMENTAR ESSE MEDO A PONTO DE NEGARMOS FAZER OQ É CERTO DIANTE DE DEUS.JESUS TEVE MUITOS SENTIMENTOS ESPECIFICADOS NA BIBLIA UM DELES É O MEDO SIM PELO PROCESSO MAIS O PROPÓSITO O FEZ PERMANECER FIRME .O QUE É TEMOR ; E A ELE NAO É ATRIBUIDO O PRINCÍPIO DA SABEDORIA!

      Excluir
    4. Não é mais fácil ver que o medo de Jesus não era da morte, e sim ficar separado de Deus por causa do pecado.

      Excluir
  2. Pastor Giumar,fico feliz em lêr seus comentarios biblicos.Acho que você usa as ``ferramentas`` que Deus lhe deu com a simplicidade do Espirito Santo para transmitir com sinceridade a palavra da verdade. Aleluia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade e que cada dia mais Deus possa usar de seus servos para passar as palavras ao mundo Louvado seja Deus.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. A Paz de Jesus cristo,eu ja vi muitos pregadores dizer que Jesus teve medo da morte,medo da cruz do Calvario.
    Nao aceitei isso e fui me aprofundar no assunto.
    O que e a morte? ( e a separação entre Deus e o o Homem)
    Jesus esta dizendo eu enfrento a morte a cruz, coroa de espinhos, lança. Mais ele não queria ficar um instante longe do Pai celeste.
    A conclusão esta neste versicúlo. Deus meu,Deus meu porque me desanparastei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus era homem e espirito mas quando chegou a hora dele pegar sobre si os nossos pecados o Espirito o deixou para que ele pagasse os nossos pecados Jesus não temeu cruz, ele só sentiu angustiado e aflito e o medo é uma defesa pois a tentação era muito grande e o medo era o resultado do perigo pois Jesus sabia que sua hora estava chegando mas o anjo de Deus com sua compaixão colocou paz em seu coração a paz de Deus que a comunhão esteja entre todos nos.

      Excluir
    2. Como precisava ouvir essas palavras

      Excluir
  5. Entendo que quando a bíblia se refere aos medrosos, trata daqueles que vivem sob o constante julgo do medo, e não daqueles que esporádicamente tem esse sentimento por alguma coisa. O medo nos faz ser mais cautelosos. É possível que JESUS tenha tido medo, na condição humana, porém sua coragem superou tudo isso. Em todo tempo JESUS esteve sujeito aos mesmo sentimentos que nós porém não deixou que esses sentimentos o corrompessem. nada posso afirmar sobre o que Jesus sentiu naquela hora, a não ser o amor e a entrega total em remissão dos nossos pecados, mas pro nós entendo que o erro está em ser medroso mas não em ter medo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus nunca temeu a morte!Ele nunca temeu nenhuma afronta de Satanás!Se ele tem miríades e miríades de anjos poderosos,bastaria uma ordem.Mas, ele quis morrer por nós.Como poderia ele temer a morte pois ele mesmo,é o Autor da Vida?

      Excluir
  6. Paulo Sérgio, vê se entendi muito bem: Jesus se fez pecado por nós, porém Deus não compactua com o pecado e teve que desamparar Jesus. Neste caso Jesus não queria se afastar do Pai nem por instante, por isso orou três vezes para que afastasse o cálice para não perder momentaneamente a presença do Pai. ?

    ResponderExcluir
  7. Paulo Ségio é sua opinião e devemos respeitá-la.Até porque vejo que és um homem de Deus ,Mas o que entendo é que:Morte fisica é a separação da alma e do espírito, do corpo.Morte espiritual é que é a separação do homem com Deus,justamente o que aconteceu Com Adão e Eva logo após terem desobedecido a Deus.Mas voltando para o medo Jesus pode sim ter tido medo pelo o fato de mesmo sendo Deus veio a terra como homem,mas também ele pode ter dito o que disse pelo o sofrimento que estava passando no momento.Quem pode afirmar?Como disse o Geovan Anselmo nada podemos afirmar.,pois nem a bíblia está clara em relação a isso

    ResponderExcluir
  8. Nós temos que entender que JESUS enfrentou dois grandes problemas 1º - A condição pecaminosa sobre ele, pois a palavra diz que ele se fez maldito por amor a nós. 2º - devida a essa condição na hora de sua morte houve a separação de cristo e o Pai, veja a exposição e o risco que foi esse momento tão terrível para Cristo, isso foi a causa da oração no Getsêmani, devemos nos lembrar que o medo representa insegurança, meu JESUS sempre soube do seu amor por DEUS e DEUS por nós. João 3:16. Isso torna infinitamente maior o amor de CRISTO por nós.

    ResponderExcluir
  9. O CÁLICE QUE JESUS TEMEU NUNCA FOI A CRUZ!!!

    Mateus 26:39 "E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres."

    Muitos usam este versículo para dizer que Jesus temeu a cruz! Dizendo que por um momento Ele queria abrir mão da sua missão principal aqui na Terra.

    A verdade é que quando Jesus disse para O Pai afastar o cálice dele se possível,nao podemos associar o cálice com a cruz por alguns motivos.

    1. JESUS Foi enviado por Deus Pai com um propósito específico,isto é,para salvar a humanidade perdida e inundada no pecado. (Jo 3:16)

    2. JESUS sabia da sua missão desde o princípio,Ele mesmo afirmou que para isso havia nascido,e por repetidas vezes anunciou aos DICÍPULOS da sua morte.

    3. JESUS estava determinado a se entregar!! Mesmo quando o diabo tentou mudar o pensamento dele usando a vida de Pedro,Ele o repreendeu pois não aceitava essa idéia jamais!!!

    4. JESUS,quando foi preso pelos romanos no jardim por conta da traição de Judas,Ele mesmo havia dito que se quisesse poderia pedir p Deus mandar legiões de anjos para livra-lo daqueles guardas,mas O AMOR Por nós foi maior.

    Portanto,ao pedir para o Pai afastar o cálice,Ele não quis dizer que queria da p trás. Mesmo pq o cálice que Ele temeu não foi a cruz.

    AFINAL,QUE CÁLICE Ê ESSE QUE JESUS TEMEU?

    Ele se fez pecado!! (2Co5:21) sabe o que significa isso? O pecado do mundo inteiro caiu sob um homem. Só Ele era capaz de carregar esta carga.

    A humanidade estava condenada a morte pelo pecado,e a justiça de Deus teria que ser satisfeita! Se Jesus não entrasse em cena em favor da humanidade e não tomasse os nossos pecados,a ira de Deus ia cair sobre nós!!

    Jesus então toma os nossos pecados para nos tornar inocentes e Ele culpado,com essa atitude Ele desvia a ira de Deus para Ele que era para cair sobre a humanidade.

    A bíblia diz: Terrível é cair nas Mãos do Deus Vivo!! Toda irá de Deus foi descarregada no filho para nós sermos justificados!

    O que é pior,ser vítima da Ira de Deus ou crucificado? Não queira nem comparar! Leia apocalipse e verás um pouco da ira de Deus.

    Jesus não pediu para afastar o cálice Dele somente por temer a ira de Deus sobre Ele,mas,pela primeira vez na vida Ele como filho estava vivendo a ausência do Deus Pai. Pq Ele se fez pecado,e o pecado faz a separação entre Deus e o homem(Is 59:2). E Jesus,pela humanidade saiu de um extremo e foi para o outro,de um Santo absoluto se tornar pecado em pessoa. Jesus bradou na cruz dizendo: Deus meu,pq me desamparaste? Na verdade,Deus teve que se afastar Dele,e contempla-lo de longe,pq Jesus havia se tornado pecado.

    O cálice que Jesus temeu não foi a cruz,foi da ira Deus!! E por ter que viver por algumas horas a ausência do Pai,que para Ele era pior do que a morte. Portanto,em momento algum Ele pensou em desistir de vc e de mim,Ele sempre esteve preparado para se entregar por amor de nós! Aleluia!

    By: Moises

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo ótimas colocações,Moisés.

      Excluir
    2. Como você mesmo disse. " Ele desvia a ira de Deus para Ele que era para cair sobre a humanidade." Na realidade Jesus não sentiu-se condenado, ou com um peso literal, por que a culpa ele estava pagando, mais o pecado não poderia atingir sua natureza. Por que Ele é santo, isso não faz dele um homem sem medo, como humano teria direito de sentir medo, um medo que se manifesta na hora mais não é capaz de impedir de seguir no seu propósito.

      Excluir
    3. Verdade irmão Almir assim como nós, Jesus teve sim medo! Porém o amor dEle foi Maior.

      Excluir
    4. Não acredito que Jesus sentiu medo, pois esse é um sentimento pertinente aos pecadores, mesmo Ele sendo gerado por uma mulher, sua natureza é Santa, ele não descende de pecadores.
      Ainda tenho duvido sobre o que Jesus se referia qdo pediu para que o Pai afaste se dele esse cálice, sou nova na conversão, mas eu acredito que não tenha sido medo, mas sim o distanciamento de Deus nesse momento que ele tomou os nossos pecados.

      Excluir
    5. Meus irmãos não concordo quando alguem fala que Jesus teve medo da morte, eu tenho certeza que quando ele disse afasta de mim este calice, ele esta falando do sofrimento, da dor, da humilhação e do despreso de Deus, não da morte que ele sabia que iria ressuscitar.

      Excluir
    6. Mário de todos comentários, o seu foi o mais coerente, e tenho certeza que este comentário não foi so seu, mas foi você e o Espirito Santo de Deus. Meu irmão continue sendo esta benção que você é um braço.

      Excluir
  10. Afastando-se um pouco deles nesse momento de fortes emoções, Jesus ‘se prostra no chão e começa a orar’ a Deus: “Pai, todas as coisas são possíveis para ti; afasta de mim este cálice. Contudo, não o que eu quero, mas o que tu queres.” (Marcos 14:35, 36) O que ele quer dizer com isso? Será que está desistindo de ser o Resgatador? Claro que não.

    Do céu, Jesus viu o grande sofrimento dos que foram mortos pelos romanos. Agora que é humano, com sentimentos iguais aos nossos e capaz de sentir dor, Jesus se preocupa com o que o aguarda. Porém, mais importante do que isso, ele está aflito por perceber que sua morte como criminoso desprezível pode trazer vitupério sobre o nome de seu Pai. Em algumas horas, ele será pendurado numa estaca como se tivesse blasfemado contra Deus.

    ResponderExcluir
  11. Sentir a nescessidades básicas: fome, sede, cansaso e compaixão a ponto de chorar é revelado. Mas medo nao creio com base que ele meemo disse ao homemh nao temesse medo seria uma fraqieza angústia em saber que ia ter a separação do Pai certo medo não.

    ResponderExcluir
  12. JESUS NÃO TEMEU A MORTE DA CARNE, O QUE LHE FEZ PEDIR PRA LHE LIVRAR DO SOFRIMENTO É POR QUE ELE JA SABIA QUE HJ NÓS IRIAQMOS AGIR COMO SERES IGRATOS, E PRA MUITOS O SACRIFICIO E DOR NÃO IRIA VALER DE NADA...
    RONALD...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EEIII????? ME DIZ AQUI! SERÁ QUE ELE OLHOU PARA A INGRATIDÃO OU SERÁ QUE ELE OLHOU PARA OS VERDADEIROS CRISTÃO? ASSIM COMO NÓS ELE TAMBÉM ERA CARNE! ELE TEVE SIM MEDO! PORÉM O AMOR FOI MAIOR PORQUE QHANDO ELE OLHOU PARA O HOJE ELE VIU PESSOAS FALANDO DO AMOR DELE!ELE JAMAIS OLHOU PARA OS INGRATOS DOS DIAS DE HOJE!

      Excluir
    2. Com essa passagem o que eu entendo é o exemplo que Ele nos deixou para quando o nosso medo vier olharmos e vermos um grande exemplo que por nós padeceu na Cruz por amor de nós!

      Excluir
  13. Acredito que Jesus não temeu os homens que o espancaram e o pregaram na cruz, Jesus temeu e tremeu o cálice que está nas mãos de Deus! Em Jeremias 25 15 16 diz assim: Porque assim me disse o Senhor, o Deus de Israel: Toma da minha mão este cálice do vinho do meu furor (IRA) e darás a beber dele a todas as nações às quais eu te enviar. Para que bebam, e tremem, e enlouqueçam, por causa da espada que eu enviarei para o meio delas.
    Salmos 75 8 diz: Porque na mão do Senhor há um cálice cujo vinho espuma, cheio de mistura; dele dá a beber; servem-no, até às escórias, todos os ímpios da terra.
    Jesus temeu e tremeu diante da ira do todo poderoso, Jesus foi esmagado pela ira de Deus como está escrito em Isaías todavia o Senhor agradou moê-lo. A ira que estava reservada para nós Jesus bebeu, por isso ele orou por três vezes pedindo para Deus se possível for passa de mim este cálice!!!
    João diz no capítulo 3 vers: 36 Por isso, quem crê no filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.
    Romanos capítulo 5 vers: 9 Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.
    Romanos cap 2 vers: 5 Mas segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus.
    Verdadeiramente Jesus bebeu o cálice que estava reservado para mim.
    A IRA de Deus é coisa espantosa e assustadora, horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo.
    A justiça de Deus foi feita a ira foi apaziguada alguém tinha que beber do cálice (IRA) e Jesus tomou em nosso lugar! Como sou pecador Senhor!!!

    ResponderExcluir
  14. Sim,acredito que Jesus temeu a morte,mais Ele foi em frente até consuma a obra quer seu pai(Deus) a confiou.agora cabe a nós segue seu exemplo,sendo obediente nós seus mandamentos até a morte.

    ResponderExcluir
  15. Eu em nenhum momento vi Jesus com medo da morte na cruz, e me apego no pronome demonstrativo, este, veja que ele não disse esse e nem aquele. Se alguém quiser saber onde está escrito vamos para a Bíblia, quando ele pediu para livrar ele deste cálice, ele estava se referindo ao momento que ele estava, ou seja, podendo morrer antes de chegar na cruz e podemos provar isso na bíblia

    ResponderExcluir
  16. Tava vendo alguns argumentos e discordo das justificativas, pq o medo é um sentimento comum aos seres humanos, como amor,odio,alegria,tristeza etc, pq jesus n0sentiria medo diante da agonia pre calvario se ele naquele momento previa todo o sofrimento os açoites que ele sofreria logo depois? Ao assumir uma natureza humana ele estava sujeito as mesmas fragilidades dos homens.

    ResponderExcluir
  17. É preciso ter medo pra ter coragem.
    Jesus não foi medroso ele enfrentou , o medo é uma defesa do nosso corpo pra nos alertar, pra ficarmos atentos, se o pavor tivesse tomado conta dele ele não teria continuado sua missão.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Já pensaram na possibilidade de uma morte prematura (devido a pressão que seu corpo sofrera ao ponto de matar qualquer covarde) , e sua oração naquele momento no Getsêmani-(Lugar de Azeite), foi para obedecer, cumprir sua missão....

    "Durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente submissão. Hebreus 5:7"

    ResponderExcluir
  20. Jesus pode sim ter temido, pode ter tido medo mas foi corajoso ele tem coragem,pq ter coragem não é ter medo e sim enfrenta-los. Jesus corajoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu concordar com o seu resiocinio eu tenho todo direito de não aceitar os ensinamentos de Cristo, por isto que eu discordo da sua tese.

      Excluir
  21. Jesus não teve medo da morte na cruz, estou pronto a mostrar isso na bíblia

    ResponderExcluir
  22. Tbm penso que no determinado tempo o espirito Deus se afastou de Jesus para que se complice o proposito do filho amado na terra.

    ResponderExcluir
  23. Cada um tem a sua interpretação aqui na terra, más quando nós estivermos lá na Glória com o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, ELE NOS ESCLARECERÁ. O MAIS IMPORTANTE É QUE TODOS O GLORIFIQUEM. QUE O NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO POSSA CONTINUAR NOS ABENÇOANDO.

    ResponderExcluir
  24. Na verdade eu hoje posso afirmar que Jesus nao teve medo da morte; antes porém eu pensava o contrário, mesmo com dúvidas. Depois de uma longa pesquisa e lendo os comentários aqui escritos minhas dúvidas acabaram. Por assim entender, recomendo: leiam a bíblia e pesquise muito, pois então estarás crescendo na graça e no conhecimento. Que Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
  25. Todos estão certos Das suas teses . o caminho e este sempre buscando a vida em Jesus homem e deus




    ResponderExcluir
  26. Poxa, diante dessas verdades expostas só continua chamando Jesus de medroso um incrédulo mesmo. Jesus sentiu angústia por causa do pecado. Quando Jesus dizia a seus discípulos acerca de sua morte, Pedro disse que isso não aconteceria, então Jesus disse para Pedro: "pra traz de mim satanás". Agradeço muito esses esclarecimento expostas da Bíblia e não dar opinião errada de muitos.

    ResponderExcluir
  27. Paz do Senhor Jesus a todos
    Jesus sentil medo sim
    Por que ele se esvaziou dá sua gloria
    Jesus ñ era um fantasma diser que Jesus sentil medo ñ o diminuem, ele sentil,fome cede dor cançaso, sono ,é medo também..
    Um dia alguém perguntou para ele se ele sabia o dia da sua vinda ele respondeu que
    Que ñ sabia o dia e a hora nem os anjos
    Está Jesus era homem..um Deus tão poderoso que se carne e teve as mesmas paixao mas ñ pecou...🙏

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir