quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

O VOTO DE JEFTÉ ( Juízes:11:34-39 )

34-Vindo pois Jefté a Mispá, a sua casa, eis que sua filha lhe saiu ao encontro com adufes e com  dança ;e era ela só, a  única; filha não tinha outro filho nem filha.
35- E aconteceu que, quando a viu, rasgou as suas vestes e disse: Ah! filha, minha,muito me abateste e és dentre os  que me turbam! Porque eu abri a minha boca ao SENHOR e não tornarei atrás.
36- E ela lhe disse: Pai meu, abriste a tu boca ao SENHOR; faze de mim, como saiu da tua boca, pois o SENHOR te vingou dos teus inimigos, os filhos de Amom.
37- E disse mais ao seu pai: Faze-me isto: Deixa-me por dois meses  que vá, e desça pelos montes, e chore a minha virgindade, eu e as minhas companheiras.
38- E disse ele: Vai.e deixou-a ir por dois meses.Então, foi-se elas e suas companheiras e chorou a sua virgindade pelos montes.
39- E sucedeu que, ao fim de dois meses, tornou ela para o seu pai, o qual cumpriu nela o seu voto que tinha feito; e ela não conheceu varão.


  INTRODUÇÃO

Jefté, um dos Juízes do povo Hebreu no Período Teocrático, quando convidado a derrotar os filhos de Amom, povo inimigo de Israel, antes de entrar na batalha, sabendo que o Espírito de Deus estava sobre ele, Votou ao Senhor dizendo:
" ... Se deres os filhos de Amom em minhas mãos e eu totalmente os derrotar, voltando eu em paz para minha casa, aquilo que sair ao meu encontro, eu oferecerei ao Senhor em Holocausto. ( Jz.11:29-31 )
Assim Deus deu vitória completa a Jefté, e ele voltou em paz para sua casa, porém, quem saiu ao seu encontro, foi a sua única filha, o que deixou Jefté profundamente amargurado, pelo voto que tinha feito.
( Jz.11:34-35 ).
                                                 OBSERVAÇÃO:

Teria Jefté sacrificado sua filha a Deus em Holocausto, como fazia o povo pagão em Tofete? - Lugar de Chama - ( Lv. 20:1-3 )

                                              O QUE DIZEM OS ESTUDIOSOS ???

1º- Uns acham que, de fato a menina  foi sacrificada, assim Jefté cumprira o voto que fizera a Deus.

2º- Outros dizem que, Jefté não faria algo tão abominável aos olhos de Deus, pois isto contrariava frontalmente a lei divina. ( Dt. 18:10 )
                                     
                                              MAS, O QUE DIZ A BÍBLIA???

Bem... a natureza do voto de Jefté não está clara. É incerta, mas veremos o que diz a Bíblia sobre duas possíveis interpretações.

1º- É impossível que Jefté tenha sacrificado, e oferecido a sua filha em holocausto a Deus.Pois isto é abominável aos olhos do Senhor. Como bem diz Moisés em Levítico Caps. 18:21; e 20:1-3.

2º- Tal prática, é abominável, maldita e nociva. E Deus nunca permitiu e nem ordenou. Ao contrário, sempre a proibiu. ( Jr.32:35 )

3º- Uma das proibições da lei divina ao povo de Deus, é o sacrifício humano.Como faziam as nações pagãs no vale de Hinom. ( Dt.12:31;18:10 )

4º- Sobre o sacrifício humano, diz Deus: "... Nunca ordenei, nem falei, nem subiu ao meu coração" (Jr.19:5; 7:31 ).

5º- Se Deus não aceitou que Abraão sacrificasse Isaque, como um ato de obediência e fé,atendendo ao seu próprio pedido,como aceitaria o sacrifício feito por Jefté? ( Gn.22:2 ; 22:12 ).

                                                  MAS O QUE FEZ JEFTÉ ???

Não existem evidências claras do cumprimento da natureza deste voto, dai o fato de todas as interpretações serem improváveis.
porém, é possível que, o que Jefté sacrificou, foi a Virgindade da Filha, oferecendo-lhe a Deus para o serviço do Santuário por todos os dias da sua vida. Sacrificando assim o direito de casar e ser mãe. Privando-se de um dos maiores mandamentos divinos. " E Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra..." ( Gn. 1:28a )

                                                       CONCLUSÃO

Nenhuma das interpretações são prováveis, porém a segunda é mais viável pelo fato de não ferir a memória de Deus,contrariando á sua palavra.( Lv.l8:21; 20:1-3)

Se o texto acima não lhe for satisfatório, nem convincente, peço-lhe: Ore a Deus, leia a Bíblia na direção do Espírito Santo e tenha sua própria interpretação. Pois diz Pedro: "Sabendo primeiramente isto:que nenhuma profecia da escritura é de particular interpretação. (2ª Pedro.1:20 )

                                                          AMÉM!!!!!!!!!!

4 comentários:

  1. De acordo com a Bíblia, o Deus Altíssimo nunca aceitou sacrifício humano. Logo concluo que a sua explicação é bastante lógica levando-nos a pensar que o sacrifício oferecido por Jefté, foi a total entrega de sua filha ao serviço no Tabernáculo de Deus por todos os dias de sua vida. Muito bom! Prossiga.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu texto.Bem explicativo nos faz ver na palavra do Senhor que Deus nunca aceitou sacrifício humano e que quando fizermos um voto a Deus temos que cumprir.

    ResponderExcluir
  3. Assim como a forma como Judas cometeu suicídio, esse é um texto que é preciso se analisar os detalhes para se chegar a uma conclusão. Ótimo Texto.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa opinião Gilmar Hermano =)


    Em minha opinião, todo o aparato e história que está descrito na bíblia não é importante para ser julgada com a nossa própria lógica contemporânea, humana, ética, moral e espiritual, se não for tudo feito a partir de Cristo Jesus!

    Jesus diz em Matheus 5:34 que não devemos jurar por nada nessa vida, nem pelo céu, nem pela terra, nem pela eternidade e muito menos por nossas próprias vidas pois Ele/Jesus diz que não podemos se quer tornar branco um fio de cabelo em nossas cabeças.
    A solução de Jesus é: "Mas que o 'Sim' de vocês signifique apenas 'Sim' e o 'não' seja 'não'; qualquer coisa além disso TEM ORIGEM NO MALIGNO."

    Então, segundo o evangelho de Cristo, é muito claro que toda essa ideia de voto é algo muito primitivo vendo pelo olhar de Jesus pois em um tempo em que lutava-se para conquistar territórios, e sendo esse tempos em que vida por vida, olho por olho e dente por dente eram uma realidade da qual já não está em Jesus como está descrito em Matheus 5:38-43, logo todo aparato e história já não tem por si só vigência.

    Temos em pauta na história de Jefté, o motivo da causa pela guerra sendo esse um tipo de "DEUS NOS PROMETEU ESSA TERRA", então Jefté decidiu também prometer algo Deus! O Criado dos Céus e de toda Terra!
    Contudo, Deus fez a paz reinar e Jefté Entregou a sua filha como oferta queimada em um holocausto como uma espécie de barganha, troca ou voto descrito em Juízes 11:29-36. Uma história primitiva que nos ensina valores maravilhosos segundo olha do evangelho de Cristo!
    Então eu desejo, como descrito por Jesus Cristo de Nazaré, que todos nós vivamos em paz, pecadores mas salvos pela Graça e Favor de nosso Senhor Jesus, que amadurecemos com Jesus e nos deixamos ser ensinados pelo Seu Espírito Santo! amém...

    Bruno Couto.

    ResponderExcluir