quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

QUEM SÃO AS DUAS TESTEMUNHAS??? ( Ap. 11:3-7)

                                                                                                                                                                                               

E darei poder as minhas duas testemunhas, e profetizarão  por mil e duzentos e sessenta dias, vestidas de panos de saco. 
Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra.
E, se alguém lhes quiser fazer  mal  fogo sairá da sua boca e devorará os seus inimigos; e, se alguém lhes quiser fazer mal importa que assim seja morto.
Estas têm poder para fechar o céu, para que não chova nos dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue e para ferir a terra com toda sorte de pragas, quanta vezes quiserem.
E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra, e as vencerá, e as matará. (Ap. 11:3-7)


Segundo os versículos acima citados, Deus enviará duas testemunhas, para profetizar no primeiro período da grande tribulação. E no poder do Espírito Santo, elas farão grandes proezas, sinais e milagres,diante da besta que subirá do abismo (Ap. 11:3-7)

No entanto, o que mais intriga os estudiosos da Bíblia é: Quem são essas duas testemunhas???
Há muitas especulações em torno de seus nomes e de suas origens, porém duas delas chamo-nos atenção por serem as mais sensatas.  1º ) Elias e Enoque. 2º ) Elias e Moisés.

                                        MAS... O QUE DIZ A BÍBLIA ????
Bom, a Bíblia não cita nomes, apenas diz que: "... São as duas oliveiras, e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra". (Ap.11:4 comp.: Zc.4:2-3)

                                                       OBSERVE:
1º) Elias e Enoque: Não há discussão sobre o nome de Elias, porém, à dúvida paira sobre o nome de Enoque e Moisés. Bem, de Enoque a Bíblia fala muito pouco; diz apenas que: "... Ele andou com Deus, e foi trasladado para não ver a morte." (Hb.11:5) E que profetizava a vinda do Messias. (Jd. v.14) Mas, não há registro do seu dia a dia profético na Bíblia, como os outros profetas.

2º) Elias e Moisés: O verso 6, do texto em questão diz: "...estas têm poder para fechar o céu, para que não chova nos dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas, para convertê-las em sangue e para ferir a terra com toda sorte de pragas, quantas vezes quiserem." 

NOTE: Este versículo joga luz, sobre Elias e Moisés, pois quem fechou o céu para não chover foi Elias nos dias do Rei Acabe.( I Rs: 1:17 comp. Tg:5:17) E quem Converteu águas em sangue,e feriu a terra com toda sorte de pragas, foi Deus através de Moisés.(Ex.7:19 e Caps: 8-11)

Elias e Moisés, também aparecem no monte da transfiguração, (Lc.9:30-31) Em vida, no V.Test. representavam a Lei e os Profetas. (Jo.1:45-Lc.16:29) No N.Test. representam a Igreja  Arrebatada e  Ressuscitada. Assim como Elias foi elevado ao céu e não viu a morte,( II Rs.2:11) a Igreja de Cristo também será Arrebatada.( I Tess.4:17) De igual modo, como Moisés morreu no Monte Nebo, ( Dt.34:5-6)  ressuscitou (Lc.9:30) e ressuscitará nos últimos dias, Deus também ressuscitará os que morreram em Cristo antes do Arrebatamento. ( I Tess.4:16)  E isto, faz paralelo com duas Igrejas da Ásia menor;  Esmirna e Filadélfia. 


Esmirna, símbolo da Igreja Ressuscitada (Ap.2:10) e Filadélfia, símbolo da Igreja Arrebatada (Ap.3:10)

"...Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra."
Oliveira, símbolo do sofrimento. Ver Sofrimento de Cristo no Getsmâni- Prensa de Azeite- (Mt.26:36-38)
Castiçais, fala da luz, símbolo da palavra e da profecia. (Sl.105:5) 
Isto aponta para o sofrimento dessas duas testemunhas em quanto profetizam em Jerusalém. (Ap.11:7-8 comp.Pv.6:23)

Com isto não encerramos o assunto, pois sabemos que, as profecias não são de particular interpretação  (2ª Pd.1:20)

                                       QUE DEUS NOS ABENÇOE!!!!





8 comentários:

  1. Como sempre, meu caro irmão, você tem a capacidade de nos esclarecer com base Bíblica,(e é claro que essa capacidade lhe é dada por Deu)os textos mais complexos e de difícil interpretação da palavra.Porém o Senhor Deus tem lhe agraciado com uma incrível capacidade de interpretação e com a simplicidade exata para transmitir a mensagem. Estou muito satisfeita com este estudo.Prossiga!!! Que Deus continue contigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é teologia velha e não há nada de novo nessa interpretação.

      Excluir
  2. Parabéns, pr. Gilmar, por seus comentários bíblicos, os tais são coerentes e demonstra o seu ótimo conhecimento da Palavra de Deus. Continue assim, apaixonado por tudo o que está relacionado a Deus, isso contagia e revela-o como um abençoado servo d´Ele. Você tem sido o que o Senhor disse para Abraão ser: "...uma bênção." Que Deus te abençoe mais meu irmão, em o Nome do Senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  3. Quem são as duas testemunhas?

    VERCÍCULO 3 - E darei poder às Minhas duas
    testemunhas, e profetizarão por mil, duzentos e sessenta dias, vestidas de saco.

    Estes dias são os mesmos que os quarenta e dois meses do vercículo precedente, e referem-se ao período de triunfo papal. Durante este tempo, as testemunhas estão vestidas de saco, ou na obscuridade, e Deus dá-lhes poder para suportar e manter seu testemunho através do escuro e sombrio período. Mas quem ou que são estas testemunhas?

    VERCÍCULO 4 - Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da Terra.

    Faz-se aqui uma alusão evidente a Zacarias 4:11-14, onde se explica que as duas oliveiras são tomadas para representar a palavra de Deus. Davi testifica:"A exposição das Tuas palavras dá luz". "Lâmpada para os meus pés é Tua palavra, e luz para o meu caminho."(Salmos 119:105). O testemunho escrito é mais forte do que o oral. Jesus declarou acerca das Escrituras do Velho Testamento: "São elas que de Mim testificam." Nesta dispensação diz que as Suas obras testificam dEle. Por que meio testificam dEle? Desde o tempo dos discípulos que com Ele estiveram pessoalmente associados quando pela Terra passou em vida, as Suas obras só têm dado testemunho dEle por meio do Novo Testamento, onde somente as encontramos relatadas. "Este evangelho do reino, será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes."(Mateus 24:14)
    Estas declarações e considerações são suficientes para apoiar a conclusão de que o Velho e o Novo Testamentos, aquele dado numa dispensação e este noutra, são duas testemunhas de Cristo.

    ResponderExcluir
  4. QUEM DISSE QUE DEUS NA SUA JUSTIÇA DEMONSTRA COERÊNCIA DE ACORDO COM O ENTENDIMENTO HUMANO?FATOS NÃO FORAM COGITADOS NAS PROFECIAS FORAM OCULTOS POR DEUS DOS HOMENS QUANDO JOÃO FOI ARREBATADO EM ESPÍRITO NA ILHA DE PATMOS EM RELAÇÃO ÀS DUAS TESTEMUNHAS.TODOS DÃO OPINIÕES IMPARCIAIS PORQUE NA VERDADE SÃO MEROS ESPECULADORES DAS ESCRITURAS.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Não tem lógica nenhuma de essas duas testemunhas serem esses citados acima, segundo HB 9:27 pq ao homem está ordenado morrerem uma só vez, vindo após isso o juízo final, a biblia nao contraria ela mesma, mas esclarece, e tbm analiza os primeiros versículos do capítulo 11 e os termos usado no versículo 4, essas duas testemunhas irão ser levantadas por Deus e receberão poder aki na terra, essas duas testemunhas serão representantes do fututo templo ki irá ser construído, eles pregarão o evangelho e nascerá os 144 mil das tribos de Israel, tem ki analizar a biblia kd detalhe, nao apenas alguns textos isolados, pois gera heresias.

    ResponderExcluir